segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Encontro com Dalai Lama
 Por Verusa Silveira


Pensei em compartilhar esse grande encontro em função da importância desse tema contemporâneo que é a possível integração entre ciência e religião.

O Dalai Lama, uma das lideranças mais significativas no contexto atual, focaliza a ética moral como um fator essencial para o desenvolvimento atual da humanidade. Essa mensagem nos remete aos filósofos antigos como Platão na busca do bem e do belo.

Ele afirma com humildade que só o dinheiro não trará felicidade para essa sociedade em transição de valores e que a compaixão é essencial no relacionamento entre seres humanos. O seu discurso é de um homem simples e um “oceano de sabedoria” que representa seu nome. Em nenhum momento ele afirmou uma verdade, respeitando os ensinamentos dos cientistas jovens, médicos psiquiatras e neurologistas, pesquisadores da neuro ciência através da tecnologia e neuro imagem em pacientes no estado mínimo de consciência, vegetativo, coma.

A indagação do conceito de consciência se tornou o ponto central do debate, sem uma resposta definitiva, pois implica uma visão mais ampla do ser humano, considerando matéria e energia.

As diferentes percepções de vários pesquisadores do tema "estados de consciência", não respondem ao mistério da vida e morte do ser humano em sua angústia existencial de busca de paz e felicidade.

O que observamos é que Sua Santidade se mostrou como um aprendiz em relação aos jovens cientistas, sendo uma grande lição para todos nós que estamos buscando evolução no século 21 diante dessa grande crise individual e planetária.

Ele deu ênfase no suporte a familiares e cuidadores de pessoas que estão passando por esses estados vegetativos para diminuir as ansiedades e depressões, possibilitando escolhas conscientes favoráveis.

O método científico assim como as crenças em geral têm suas limitações. A consciência está em movimento, a mudança é permanente, tudo é relativo e temos que nos adequar à realidade de nossa vida e dos acontecimentos no mundo atual, sendo um grande desafio e oportunidade a vida nesse século de tecnologia e humanização.

Considero o Dalai Lama, uma estrela cintilante ou ponto luminoso nessa busca de um significado mais profundo para a existência.

O Relaxamento e a Meditação foram práticas contemplativas indicadas por cientistas e budistas, para efeito de saúde integral no físico e psíquico com pesquisas realizadas em hospitais com resultados satisfatórios.

Todos os seres humanos querem se libertar do sofrimento e serem felizes. As expressões da fé e da razão analítica devem estar unidas nesse propósito de construir uma sociedade pacífica e com valores humanistas onde a ética prevaleça como sugere o Dalai Lama, Oceano de Sabedoria.

São Paulo, 16 de setembro de 2011.


Verusa Silveira
Médica Psiquiatra e Psicoterapeuta Junguiana

Um comentário:

  1. Muito bom e bonito este texto, Verusa...
    Que o sol interior brilhe sempre em nossa vida!
    Paz,
    Celeste

    ResponderExcluir