terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A festa da Rainha do Mar, 2 de fevereiro!

O Núcleo de Estudos Junguianos da Bahia homenageia "2 de fevereiro", data  mágica na Bahia de Todos os Santos, celebração da Rainha do Mar, reunindo pessoas de todas as classes, idades e crenças para reverenciar a Grande Mãe.

Nesse dia, todos se mobilizam para ofertar-lhe presentes, agradecer suas bençãos e renovar pedidos de cura e realização de sonhos.

É um arquétipo que representa a divindade feminina, simbolizada pelo mar e pela lua. Protetora dos pescadores e dos navegantes.

A Deusa Yemanjá é a Deusa do Amor, da Paixão e da Fertilidade. É conhecida por vários nomes em culturas diferentes e uma de suas representações é a Sereia. No Egito, é chamada Isis. Em Roma, é conhecida por Vênus. Na Grécia, é Afrodite. No Brasil, Yemanjá ou Oxum, Mãe das águas salgadas e doces. Na Igreja Católica é Nossa Senhora da Conceição da Praia.

A Deusa do amor é associada com a primavera, com a natureza desabrochando, com o tempo em que as sementes em repouso explodem em esplendor. Ela representa a consciência do relacionamento com sentimento. É uma Deusa alquímica, simbolizando o poder transformativo e criativo do amor, inspirando os seres humanos a criarem.

A falta desse arquétipo, do feminino divino na vida dos seres humanos e das estruturas sociais, cria mecanização dos comportamentos e atitudes, gerando dissociações, excesso de racionalização e distanciamento do coração. O mundo contemporâneo precisa do feminino para equilibrar as necessidades emocionais de afeto, carinho e respeito pela Natureza, que se reflete em todos os aspectos da vida: sociais, políticos, religiosos, etc.

Na Psicologia Junguiana, é um arquétipo representativo da Anima, o feminino inconsciente do homem e do Self, nosso centro mais profundo, presente no inconsciente coletivo, responsável pelas transformações, quando vivenciamos o diálogo com o Ego, nosso centro consciente, em busca de inspiração, cura, beleza, harmonia e unidade.

Na religião afro-brasileira, as cores de Yemanjá são azul e branco, seu dia é sábado e os presentes prediletos são flores, perfumes como alfazema, espelho, enfeites em geral, próprios da vaidade feminina. Os presentes são colocados no mar, em barcos de pescadores, entoando cânticos e rituais de saudação: 

" Odò Ìyá!!! "


Verusa Silveira
Psiquiatra e Psicoterapeuta Junguiana
Coordenadora do Núcleo de Estudos Junguianos da Bahia